top of page

Estudos, planejamento, elaboração voltados à construção de projetos de engenharia e arquitetura

Escopo do contrato: Atividade de estudos, planejamento, elaboração voltados à construção de projetos de engenharia, projetos de arquitetura e projetos urbanístico em geral

voltados ao uso doméstico/interno e para uso na captação de recursos nacionais

e internacionais.


Contratante: BATURITÉ ATIVOS S/A


LEVANTAMENTO DE CAMPO

Tibau é um pequeno município inserido na mesorregião do oeste potiguar, com 4,1 mil habitantes que tem como principal fonte de acumulação de renda administração pública, agropecuária e indústria. Nesse contexto, a cidade, que é litorânea, também conta com a pesca e a venda dos produtos pescados, possuindo uma colônia de pescadores organizada e atuante no município.


Atendendo a pedidos da comunidade de pescadores de subsistência do município de Tibau/RN, a Certare desenvolveu para a Prefeitura Municipal de Tibau um projeto para a implantação de 14 boxes de madeira e infraestruturas de apoio para que os pescadores da região pudessem guardar seus equipamentos de pesca, tivessem um local de referência para embarque e desembarque de pescados e infraestruturas de apoio para armazenar alimentos, água, utilizar banheiro, interagir com os demais colegas de profissão e etc.

LOCALIZAÇÃO DA OBRA

Dessa maneira, buscou-se prever a construção de boxes individuais para cada pescador e desenvolver espaços comuns para a socialização do grupo, reparo de equipamentos, reunião e alinhamentos da colônia de pescadores dentre outros aspectos relacionados às práticas da pesca de subsistência.


Houve também uma preocupação com a escolha de materiais, considerando as recomendações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no que diz respeito a construção de edificações em áreas de orla. Nesse sentido, a estruturas propostas deverão ser de madeira, com uma grande coberta metálica de aço galvanizado. O objetivo da intervenção é buscar o menor impacto visual possível, permitindo a a criação de espaços de uso comum sem cobrir grande parte do terreno, buscando reduzir o impacto da obra sobre o ambiente natural.

CONCEITO

PROJETOS

Os boxes serão organizados em forma de “U”, com uma criação de uma espécie de claustro central, para reparo de redes, reunião da colônia ou outro tipo de relação e uso coletivo. Ao todo, são 14 boxes com 12,15 m² que, por sua vez, são agrupados em módulos, criando espaços internos, permitindo a circulação cruzada e a redução do impacto visual na orla, evitando paredões contínuos de infraestrutura construída.

PROJETO DE COMPBATE A INCENDIO

Também foi pensado dois módulos a mais, que deverão servir para banheiros e administrativo/apoio, que poderá ser compartilhado com os usuários do campo de futebol ao lado. Podendo também guardar material esportivo de utilização do público.


Uma das premissas de projeto seria a otimização de custos com estruturas não edificadas e moduladas, permitindo o desmonte e remonte em outras áreas e substituição de peças, caso sejam danificadas por ações da natureza ou mal uso. Dessa maneira, a vedação escolhida foi em tábuas de eucalipto tratado que poderão ser substituídos individualmente ao longo do uso, sem comprometer o fechamento por completo.

INSTALAÇÕES HIDRAULICAS

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

PR06 - ISOMÉTRICAS E AMPLIAÇÕES

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page