top of page

5S em ação!

CERTARIANOS,


Vocês sabem o que é o 5S? O 5S é uma metodologia japonesa que visa melhorar a organização e a eficiência nos ambientes de trabalho. Ele é baseado em cinco princípios: Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Organização), Seiso (Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Padronização e Saúde) e Shitsuke (Senso de Disciplina ou Autodisciplina)



A aplicação do 5S contribui para a melhoria contínua e para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, limpo e organizado.


Sua importância para a ISO 9001 está relacionada ao fato de que promove processos consistentes e eficientes, além de ajudar a garantir a qualidade dos produtos e serviços, contribuindo para o sucesso da implementação e manutenção do sistema de gestão da qualidade.


Ao implementar o 5S, você garante um ambiente mais organizado, eficiente e seguro, otimizando processos e contribuindo diretamente para a melhoria contínua da qualidade, um dos pilares da ISO 9001.

Seguindo a metodologia 5S, é importante manter em sua mesa apenas os itens essenciais para suas atividades diárias, removendo quaisquer objetos desnecessários que possam atrapalhar a eficiência e a qualidade do seu trabalho. Então se liga nos itens considerados essenciais e não essenciais:


ITENS ESSENCIAIS:

1. Computador, telefone, canetas, agenda, cadernos, mouse pad, fone, garrafa de água, etc.

2. Documentos relevantes para projetos em andamento.

3. Ferramentas necessárias para as tarefas frequentes.



ITENS DESNECESSÁRIOS: Qualquer coisa que não seja essencial para o trabalho diário deve ser removida da sua mesa. Isso inclui objetos pessoais que não têm relação com o trabalho.


1. Evitar acumular papéis,

2. Alimentos ou bebidas: Manter alimentos ou bebidas abertas na sua mesa pode atrair insetos e causar sujeira. Além disso, derramar comida ou bebida no seu local de trabalho pode danificar equipamentos e documentos, lembrando que não é permitido almoçar na mesa de trabalho.

3. Equipamentos quebrados ou não utilizados.

4. Materiais não relacionados ao trabalho: Evite manter materiais pessoais ou itens de lazer. 5. Papéis ou documentos desnecessários:

6. Cabos e fios soltos

7. Permitido apenas 2 itens pessoais por mesa (ex. foto)



44 visualizações0 comentário
bottom of page