Projetos de Sinalização, Sistema Semafórico e Sistemas de Monitoramento e Controle para BRT
Escopo do Contrato: Projeto de Sinalização, de Sistema Semafórico e de Sistemas de Monitoramento e Controle para o BRT Corredor Aricanduva, em São Paulo-SP.
Contratante: Consórcio Systra-EBEI
Contratada: MDN Engenharia e Sistemas de Tráfego Ltda - Grupo Certare
O corredor de ônibus BRT Aricanduva está sendo implantado em uma das principais vias da Zona Leste da cidade de São Paulo. O projeto tem 13 km de extensão desde a Av. Radial Leste até o Largo São Mateus e estava previsto desde o Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo, de 2015, como medida para aproximar a população do entorno às áreas mais centrais da cidade.
No escopo do projeto do BRT Aricanduva, a Certare ficou responsável pelos seguintes itens:
Análise Funcional da Acessibilidade às Estações e Segurança Viária;
Estudo Funcional de Configuração das Estações e Equipamentos de Controle e Monitoramento;
Projeto Executivo de Sinalização Viária Horizontal, Vertical e Projetos Semafóricos;
Monitoramento por CFTV - Sistema Viário;
Rede de Conectividade;
Centrais de Controle e Equipamentos e Sistemas Complementares do Corredor BRT.

Os projetos têm como premissa garantir ao novo ordenamento viário agilidade e segurança para todos os modos de transporte envolvidos (pedonal, cicloviário, de transporte público e individual motorizado), uma vez que o fluxo de veículos na via é muito intenso.
Para o projeto, está previsto a construção de novas paradas de ônibus que serão elevadas ao mesmo nível da entrada dos ônibus e fechadas para viabilizar a cobrança desembarcada, aumentando a segurança viária e a velocidade operacional da operação do sistema. Assim, cada parada funciona como uma estação e conta com sistema de inteligência e vigilância.

Esses projetos foram desenvolvidos para a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura da Cidade de São Paulo – SPOBRAS que realizará a execução da obra de implantação desse corredor de BRT e todos os projetos foram desenvolvidos de acordo com os manuais e instruções de projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo – CET.
Todos os parâmetros de sinalização dentro do projeto estão sendo atendidos e respeitando as normas de segurança e acessibilidade, sendo a NBR 9050/2020 que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. A acessibilidade universal foi aplicada a toda extensão do corredor, com acessos diretos e seguros às dezenas de estações de parada do BRT localizadas no eixo viário.

A rede cicloviária local também foi contemplada com a significativa expansão de sua malha que acompanhará paralelamente o BRT ao longo de todo o trajeto.
O sistema semafórico é outro ponto que ganha destaque com sua modernização e auxílio de sistema de monitoramento de controle. Além disso, a localização planejada das novas paradas de ônibus proporciona uma regulagem reduzida dos tempos semafóricos.

O sistema de CFTV planejado para o corredor tem por objetivo implantar câmeras em pontos chave da via de forma que essa possa ter controle por videomonitoramento para a central da CET. Já o sistema de PMV projetado tem por objetivo fornecer informações em tempo real aos usuários da avenida como tempo de viagem, desvio de tráfego, atrasos, entre outros.

