PROJETOS CERTARE - Avaliação de impacto da implantação de um Centro de Distribuição Urbano - CDU


Escopo do contrato: Avaliação de impacto da implantação de um Centro de Distribuição Urbano - CDU, com entrega final realizada por meio de modos de transporte sustentáveis, à exemplo de bicicletas, triciclos e veículos elétricos

Contratante: KFW IPEX-Bank, em benefício do Município de Fortaleza/CE


Este trabalho possui como objetivo documentar as deliberações e os resultados associados às seguintes atividades:

- Avaliação dos marcos legais e planos existentes;

- Definição das regiões foco do estudo – Varjota e Messejana;

- Análise dos dados de Pesquisa Origem/Destino;

- Avaliação e proposição da quantidade/tamanho dos CDUs, considerando a estimação da quantidade de veículos para a entrega ao destino final;

- Avaliação do impacto acarretada à região em decorrência da consolidação de cargas para (e dos) CDUs, compreendendo a análise qualitativa dos impactos e riscos socioambientais.

Área de influência do Polo Gastronômico da Varjota

Área de influência do centro de distribuição de Messejana

Zonas de influência dos Centros Urbanos de Distribuição de Carga - Varjota e Messejana

O objetivo final será avaliar o impacto das estruturas logísticas propostas para as áreas analisadas, isto é, Varjota e Messejana. De forma geral, esse impacto será avaliado em função da quantidade de Veículos Urbanos de Carga – VUC que deixarão de circular em ambas as áreas. No caso do ELU Varjota, a redução do número de veículos poluentes ocorrerá a partir da implantação da circulação de triciclos elétricos; já no CDU Messejana, a redução dos impactos está atrelada a distribuição de mercadorias em VUCs elétricos.


O objetivo final será avaliar o impacto das estruturas logísticas propostas para as áreas analisadas.

A partir destas diretrizes, busca-se a melhoria dos impactos causados pelo transporte de cargas na emissão de gases relacionados ao Efeito Estufa e demais poluentes na cidade. Isto porque sabe-se que atualmente há alteração na composição da atmosfera através da emissão de GEE, particularmente dióxido de carbono (C02), metano (CH4) e óxido nitroso (N20). E os veículos automotores são uma importante fonte de emissão desses gases, tanto diretamente, pela combustão, como também pelo processo de produção e manuseio de combustíveis veiculares (BORSARI; ASSUNÇÃO, 2006).









74 visualizações5 comentários